Sessões Solenes ou Comemorativas

Homenagem a José Saramago no centenário do seu nascimento

16 Nov das 18:00 às 19:00
Auditório CGD

O ISEG será o anfitreão de um evento de homenagem a José Saramago por ocasião do centenário do seu nascimento, uma organização conjunta da Cátedra Luís de Camões e da Fundación Ramón Areces (Universidade Carlos III de Madrid), com o apoio do ISEG.

A sessão conta com a participação dos professores João Duque e Nuno Valério (ISEG), Ana Tomás (GHES), Ana Soares (Universidade do Algarve) e Daniel Peña (Director Catedra Camoens  Universidade Carlos III de Madrid – Fundación Ramón Areces).

A sessão realiza-se no dia 16 de novembro, pelas 18h00, no Auditório CGD (Edifício Quelhas, 2º piso).

Entrada livre.

Programa:

Boas Vindas

• João Duque, Presidente do ISEG (a confirmar)

Portugal e Espanha no Tempo de Saramago

• Nuno Valério, Professor catedrático do ISEG e investigador no Gabinete de História Económica e Social
  • Ana Tomás, Professora associada aposentada do Instituto Politécnico de Setúbal e investigadora no Gabinete de História Económica e Social

Transposições cinematográficas da obra de José Saramago

• Ana Soares, Professora Auxiliar na Universidade do Algarve

Encerramento

• Daniel Peña, Director Catedra Camoens  Universidade Carlos III de Madrid – Fundación Ramón Areces.

Sobre José Saramago

José Saramago é o primeiro escritor português a receber, em 1998, o Prémio Nobel da Literatura. Recebeu também o Prémio Camões, o mais importante reconhecimento do contributo para o património literário e cultural da língua portuguesa. Este ano, assinala-se o centenário do seu nascimento, em 16 de novembro de 1922.

Autor de romances memoráveis, vários dos quais foram levados para a ópera (Memorial do Convento), para a música sinfónica (O Evangelho segundo Jesus Cristo) ou para o cinema (Jangada de Pedra, O Ano da Morte de Ricardo Reis, Ensaio sobre a Cegueira, O Homem Duplicado, …). As suas ideias políticas e religiosas, que sempre defendeu com paixão, suscitaram numerosas controvérsias. Grande defensor do fortalecimento dos laços entre Espanha e Portugal, desde meados dos anos 90 alternou a sua residência entre Lisboa e Tías, na ilha de Lanzarote, onde morreu em 2010.