No dia 4 de novembro, decorre o lançamento do livro Improving National Education Systems After Covid-19 – Moving Forward After PIRLS 2021 and PISA 2022, uma obra coletiva publicada pela Springer que explora os desafios e as lições recentes aprendidas pelos sistemas educativos de vários países. A sessão decorre em formato online, às 17h30 GMT (12h30 EST/ 18h30 CET).
O evento conta com a participação de Joana Pais (Moderadora, Vice-presidente do ISEG, Universidade de Lisboa), Nuno Crato (Professor Investigador do CEMAPRE/ISEG, Universidade de Lisboa) e Harry Anthony Patrinos (Diretor do Departamento de Reforma da Educação, Universidade do Arkansas), entre outros coautores do livro.
O livro analisa os resultados estatísticos das avaliações internacionais PIRLS 2021 e PISA 2022, que mediram o desempenho em leitura, matemática e ciências de estudantes em 12 países, incluindo o Chile, Equador, Inglaterra, Estónia, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal, África do Sul, Espanha e Estados Unidos.
Com base nas estatísticas recentemente divulgadas, a obra examina o impacto da pandemia na aprendizagem dos alunos, destacando variações significativas entre os diversos países em perdas de aprendizagem e eficácia das políticas educativas. Oferece uma visão global sobre as abordagens que se mostraram mais eficazes na superação dos desafios educativos sugerindo estratégias baseadas nos dados para orientar futuros avanços na educação.
Este evento será uma oportunidade para refletir sobre o estado e os desafios da educação!
As inscrições já se encontram abertas. Registe-se neste LINK.