Search button

Mini-Floresta do ISEG | Plantação da Primavera

22 Mai from 15:00 to 18:00
Mini-floresta ISEG

No próximo dia 22 de maio, quarta-feira, entre as 15h00 e as 18h00, vamos estar na mini-floresta a plantar!

Várias alfazemas, estevas, palmeiras-vassoura e morangueiros necessitam de ir para a terra urgentemente. 

Teremos um piquenique, com limonada e outras surpresas, para descansar e conviver. É uma excelente oportunidade de contribuir para a criação desta Mini-floresta ISEG.

Para participar basta fazer a inscrição AQUI.

Contamos convosco?


A mini-floresta e o seu processo de criação integram o projeto TERRARE – Investigação-ação para a regeneração social e ecológica, desenvolvido pela investigadora Oriana Rainho Brás* no SOCIUS/CSG, com o apoio do ISEG Sustainability, e da colaboração do biólogo António Alexandre da 2Adapt-Serviços de Adaptação Climática e FCUL. São parceiros deste projeto: a ValorSul – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa; o Oeste SA,  que fornece o composto orgânico para enriquecimento do solo; e a Junta de Freguesia da Estrela que colabora no envolvimento da população do bairro.

O projeto TERRARE pretende refletir sobre os processos eco-sociais envolvidos na criação de uma mini-floresta urbana com a participação da comunidade universitária.

A mini-floresta do ISEG segue o método Miyawaki, caracterizado pela plantação densa de espécies nativas pertencentes a todos os estratos de uma floresta, que permite o seu rápido crescimento em espaços tão pequenos quanto 300m2. O modelo de mini-floresta (tiny florest) traz múltiplos benefícios:  diversificação da fauna e da flora locais, absorção de carbono, fixação de água, regulação térmica e regeneração do solo, a que acrescem o bem estar e o enorme potencial de aprendizagem em conexão com a natureza.

*Oriana Rainho Brás é investigadora auxiliar no SOCIUS/CSG, ISEG, com financiamento de fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projecto UIDB/04521/2020.