Search button
Cursos e Workshops

Mini-floresta ISEG | 2ª oficina prática tem inscrições abertas

09 Nov das 14:00 às 17:00
ISEG

Deseja participar na próxima oficina prática da mini-floresta?

No dia 9 de Novembro, entre as 14h00 e as 17h00, realiza-se a segunda oficina da mini-floresta do ISEG, com facilitação da investigadora Oriana Rainho Brás (SOCIUS/CSG/ISEG) e do biólogo António Alexandre (FCUL/2Adapt).

Participação gratuita, sujeita a pré-inscrição neste LINK.

Dando seguimento aos trabalhos começados no dia 25 de Outubro, trabalharemos sobre o design da mini-floresta, com base nos princípios do método Miyawaki aplicados às florestas urbanas.

Como imaginamos a mini-floresta do ISEG? Que humanos e mais que humanos viverão a floresta e que necessidades têm? Como organizaremos o espaço e que estruturas são necessárias? Responderemos a estas questões de forma criativa, ecológica e participada para criar um espaço inclusivo, de conexão com a natureza e com as pessoas, e adequado às necessidades e desejos da comunidade universitária do ISEG. O convite é aberto a todas as pessoas interessadas e a participação é gratuita, sujeita a inscrição aqui.

As oficinas da mini-floresta integram o projeto TERRARE-investigação-ação para a regeneração social e ecológica, coordenado pela investigadora Oriana Rainho Brás (SOCIUS/CSG/ISEG) contando com a colaboração do biólogo António Alexandre (FCUL e 2Adapt). A Valorsul-Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e do Oeste, SA. é parceira do projeto, fornecendo o composto orgânico para enriquecimento do solo.

As mini-florestas urbanas podem ser tão pequenas como um campo de ténis, onde plantamos densamente dezenas de espécies nativas, imitando a estrutura de uma floresta madura. Esta configuração estimula o crescimento das plantas que se apoiam mutuamente acelerando o processo de sucessão natural. A participação comunitária é essencial para a criação e para o cuidado da mini-floresta. Esta é uma forma prática e sensível de aprender e agir para o bem-estar pessoal, social e ecológico na cidade. Fica o convite a participar!