Search button
Cursos e Workshops

Mini-floresta ISEG | 4ª oficina prática

14 Dez from 13:00 to 17:00
Vamos limpar o terreno para a plantação!

Conhecemos o método Miyawaki de mini-florestas urbanas.
Recolhemos amostras de solo para análise.
Removemos plantas exóticas invasoras.
Podámos as espécies que permanecerão no espaço.
Recolhemos lixo.
Cartografámos o espaço.
Criámos o design da mini-floresta.

Agora está na hora de limpar o terreno para marcar o design e fazer a plantação!

No próximo dia 14 de Dezembro, quinta-feira, pelas 13h00, juntamo-nos no terreno ao lado da biblioteca do ISEG para remover todas as espécies invasoras ainda presentes e preparar o espaço para a marcação dos caminhos e clareiras. Estes passos são muito importantes e precedem a plantação. Junte-se a nós. Precisamos de muitas mãos!

A mini-floresta e o seu processo de criação integram o projeto TERRARE – Investigação-ação para a regeneração social e ecológica, a ser desenvolvido pela investigadora Oriana Rainho Brás no SOCIUS/CSG, que conta com o apoio do ISEG Sustainability, bem como com a colaboração do biólogo António Alexandre da 2Adapt-Serviços de Adaptação Climática e FCUL, e com a parceria da ValorSul-Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e do Oeste, SA, que fornece o composto orgânico para enriquecimento do solo.

O projeto TERRARE pretende refletir sobre os processos eco-sociais envolvidos na criação de uma mini-floresta urbana com a participação da comunidade universitária e as dinâmicas da investigação sobre a regeneração do solo através da reflorestação e do envolvimento comunitário. A mini-floresta do ISEG segue o método Miyawaki, caracterizado pela plantação densa de espécies nativas pertencentes a todos os estratos de uma floresta, que permite o seu rápido crescimento em espaços tão pequenos quanto 300m2. O modelo de mini-floresta (tiny florest)traz múltiplos benefícios:  diversificação da fauna e da flora locais, absorção de carbono, fixação de água, regulação térmica e regeneração do solo, a que se acrescentam o bem estar de humanos e mais-que-humanos e o enorme potencial de aprendizagem em conexão com a natureza.

Para participar basta inscrever-se aqui ou contactar a investigadora Oriana Rainho Brás para o e-mail orianarb@socius.iseg.ulisboa.pt.

Esperamos por si!