Este seminário tem como objetivo debater os efeitos da atual crise económica e i impacto das medidas de austeridade na pobreza.
Serão debatidos os seguintes eixos:
- As consequências sobre a taxa de risco de pobreza e o agravamento das desigualdades sociais.
- Os efeitos das medidas de austeridade na população portuguesa, em particular nos mais vulneráveis.
A atal conjuntura económica e as medidas de austeridade em vigor terão consequências sobre a taxa de risco de pobreza e sobre as desigualdades sociais. Segundo um relatório disponibilizado pela Comissão Europeia e que compara a distribuição dos efeitos da política de austeridade em seis países na União Europeia, as medidas tomadas pelo Governo Português, para além de estarem distribuídas de forma desigual entre ricos e pobres, fizeram subir o risco de pobreza, particularmente entre as pessoas idosas e jovens. O Relatório de Bruxelas revela que "Portugal é o único país com uma distribuição claramente regressiva", ou seja, em que os pobres estão a pagar mais que os ricos quando se aplica a austeridade. Os dados mostram que Portugal é o único país analisado em que "a percentagem do corte (devido às medidas de austeridade) é maior nos dois escalões mais pobres da sociedade do que nos restantes.
A entrada no Seminário é LIVRE para todos os interessados, no entanto, a inscrição é obrigatória e deverá ser realizada até ao dia 14 de Dezembro, para o seguinte email: mj.vicente@eapn.pt.