No final do período de estudos no estrangeiro, a Instituição de Acolhimento deve emitir e enviar ao Gabinete Internacional de Mobilidade (IMO) o certificado de aproveitamento (transcript of records) do estudante, que confirme o aproveitamento nas UC do plano de estudos acordado. O processo de conversão e lançamento das classificações finais das UC estrangeiras só será iniciada mediante a receção deste documento oficial.
As classificações obtidas pelo estudante na Universidade Estrangeira serão então analisadas e convertidas para a escala nacional de classificações, tendo em conta a metodologia e regulamentos em vigor.
Só serão reconhecidos para efeitos de equivalência os créditos das unidades curriculares que constam no contrato de estudos/learning agreement aprovado pelo Coordenador Departamental e Gabinete Internacional de Mobilidade (IMO).
Os créditos de eventuais UC estrangeiras não previamente aprovadas em contrato de estudos/learning agreement, são reconhecidos apenas como créditos extracurriculares.