Quem pode candidatar-se como aluno Internacional?
- Não ter nacionalidade portuguesa nem de outro Estado Membro da União Europeia;
- Não ter familiares portugueses ou nacionais de outros países da União Europeia;
- Não residir legalmente em Portugal há mais de 2 anos, de forma ininterrupta, à data de 1 de Janeiro do ano em que pretende ingressar no ISEG;
- Não ter requerido o ingresso no ensino superior através dos regimes especiais de acesso e ingresso;
- Se cumprir com os requisitos acima, pode candidatar-se ao concurso de estudante internacional.
Condições de acesso e de ingresso
Informação Geral para Candidatos Internacionais
- Titulares de uma qualificação que, no país em que foi obtida, lhes confira o direito de candidatura e ingresso no Ensino Superior desse país. A validação deverá ser comprovada pela entidade competente do país em que a qualificação foi obtida;
- Titulares de um diploma do ensino secundário português ou de habilitação legalmente equivalente;
- Para candidatos provenientes de sistemas de ensino estrangeiro em que seja aplicável o disposto no Decreto de Lei n.º 606/2022 de 20 de maio de 2022, apresentação de provas homólogas (exemplos de provas aceites) definidas no D-L. Os candidatos que não apresentem uma prova homóloga poderão realizar o exame de acesso do ISEG , no final da Primeira Fase de Candidaturas, na data agendada. Caso o curso escolhido não tenha vagas, os candidatos poderão escolher outro curso ou ser incluídos na lista de espera.
- Um domínio independente da língua de ensino do ciclo de estudos ao qual se candidatam – nível mínimo B2, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL), não aplicável aos candidatos de países de língua de expressão portuguesa/inglesa.
Informação Específica para Candidatos Brasileiros
Os candidatos brasileiros que pretendam candidatar-se aos cursos de licenciatura, ao abrigo do regime de estudante internacional terão de reunir as seguintes condições:
- Ser titulares de um curso do sistema de ensino médio brasileiro, anexando o respetivo histórico escolar;
- Ter obtido aprovação no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), no ano civil ou nos três anos civis anteriores ao da candidatura.
Áreas de conhecimento analisadas (Provas ENEM)
- Matemática e suas Tecnologias (MT)
- Redação (R)
Classificação final deverá ser igual ou superior a 700 pontos, determinados através das ponderações às classificações nestas áreas de conhecimento.
Cálculo da Média da Nota ENEM
Ponderação:
- Matemática e suas Tecnologias – 80% (MT)
- Redação – 20% (R)
Fórmula de cálculo: (MT*80%+ R*20%)/5
Nota final mínima de 140 (escala portuguesa)
Só serão admitidos candidatos com classificação igual ou superior a 14 valores.
Os documentos devem ser reconhecidos junto de um cartório (no Brasil) para que seja colocado a Apostilha de Haia. Consultar informação aqui.
Informação Específica para Candidatos Chineses
Os candidatos chineses que pretendam candidatar-se aos cursos de licenciatura, ao abrigo do regime de estudante internacional, terão de reunir as seguintes condições:
- Ser titular de ensino secundário chinês, e ter obtido aprovação no exame Gaokao ou Linkao, realizado no ano civil ou nos três anos civis anteriores ao da candidatura;
- Ter obtido uma pontuação mínima no exame Gaokao ou Linkao de 50% da pontuação máxima de cada província/região;
- Nota mínima de 140 (escala portuguesa).
Não tenho prova homóloga de Matemática. Posso candidatar-me?
Exame de Acesso de Matemática
Os candidatos que não apresentem uma prova homóloga ou equivalente serão automaticamente inscritos na Prova de Acesso de Matemática, organizada pelo ISEG, num formato presencial.
Em situações excecionais, devidamente justificadas, a prova poderá ser realizada num formato online (MSTeams), Os candidatos que realizarem a prova presencial, ficarão isentos de realizar uma entrevista.
Os candidatos que realizarem a prova no formato online, estarão sujeitos a um exame oral para avaliar os seus conhecimentos.
A prova única irá realizar-se em 14 de Fevereiro de 2025. Na 2.ª fase de candidaturas, o ISEG não organizará nenhuma prova de acesso a Matemática.
Os candidatos que realizarem a prova no formato online devem aceder ao MSTeams a partir das 9:00. Os candidatos ausentes à hora de início do exame (9:30) não serão autorizados a realizar o exame.
Para realizarem a prova, os candidatos devem dispor de um computador com câmara e microfone, assim como de um bom acesso à internet.
No final do exame, os candidatos devem estar em condições de produzir um ficheiro pdf com as suas respostas. Também são aceites ficheiros de imagem (p. ex. fotografias), desde que o resultado seja legível. Serão dados 15 minutos adicionais para o envio do exame.
A prova consiste num exame escrito cotado sobre 20 valores e com duração de 180 minutos, incidindo sobre conteúdos lecionados na disciplina de Matemática A do Ensino Secundário português (10.º, 11.º e 12.º ano), em particular: radicais, potências de expoente racional, polinómios, geometria analítica do plano e do espaço, trigonometria e funções trigonométricas, funções exponenciais e logarítmicas, sucessões, limites, estudo geral de funções reais de variável real, cálculo combinatório, probabilidades e números complexos.
É permitida a utilização de calculadora. No entanto, não é permitido o acesso a qualquer material bibliográfico, como por exemplo tabelas ou formulários.
Pode consultar as provas realizadas nos anos anteriores na seguinte tabela:
Uma boa referência para a preparação desta prova são os Exames Nacionais de Matemática A, que podem ser consultados aqui
Para que a candidatura possa ser seriada, a nota mínima de acesso na prova de Matemática será de 14 valores (13,5).
A prova de Matemática realizada no ISEG terá uma validade de 3 anos letivos. Esta validade aplica-se apenas ao ISEG. Os candidatos que pretenderem, podem propor-se a melhoria de nota, nos 2 anos letivos seguintes.
Como posso formalizar a minha candidatura?
A candidatura é online, na plataforma Fénix, de acordo com o calendário de candidaturas, aprovado anualmente. Para submeter a sua candidatura, por favor clique aqui.
Documentos Necessários:
- Fotografia;
- Fotocópia do passaporte ou documento legal equivalente;
- Prova de conclusão do ensino secundário, bem como de todas as notas e médias obtidas, a escala em que cada nota foi atribuída, e o valor mínimo e máximo em cada caso. Documento deverá ser validado pela entidade competente do país a que se reporta;
- Prova de ingresso no Ensino Superior, prova homóloga ou outra prova reconhecida como tal;
- Carta de motivação (deverá indicar, numa extensão máxima de uma página, o porquê do seu interesse na candidatura como estudante internacional ao ISEG, os seus pontos fortes, as suas áreas de interesse e quais as suas expectativas);
- Comprovativo de proficiência linguística, de acordo com a língua de ensino do curso para qual se candidata (nível mínimo B2, do Quadro Europeu Comum de Referência) – não aplicável a candidatos de países de língua de expressão portuguesa /inglesa);
- Currículo escolar e profissional (Curriculum Vitae – CV);
- Declaração de Honra: documento em que declara que cumpre os requisitos necessários para se candidatar a este concurso (não ter a nacionalidade europeia, não ter familiares diretos portugueses, entre outros).
Notas:
- Para que a candidatura possa ser submetida, é devida uma taxa, não reembolsável, no valor de 60 Euros.
- A candidatura apenas adquirirá validade e eficácia após a correta apresentação de todos os elementos e documentos necessários e do pagamento da respetiva taxa de candidatura, até final do prazo fixado para submissão do mesmo. Caso não seja efetuado o pagamento até à data indicada, a candidatura será anulada.
- A não submissão dos elementos acima referidos nos prazos fixados, invalidará a candidatura, procedendo aos serviços à anulação da mesma.
- Os erros ou omissões cometidas no preenchimento do formulário eletrónico de candidatura são da exclusiva responsabilidade do candidato.
- A prestação de falsas declarações acarreta a exclusão do procedimento, a anulação da seriação ou da matrícula e inscrição, consoante a fase do procedimento em que for detetada.
- Documentos devem ser visados pelo serviço consular.
- Sempre que os documentos não forem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol, deverão ser traduzidos para um destes idiomas por tradutor certificado.
- A formação académica mencionada no currículo deverá ser comprovada com a respetiva documentação.
Condições de seriação
A condução do processo de admissão a concurso e seriação dos candidatos aos cursos de Licenciatura é da competência do presidente do ISEG, sendo os resultados finais homologados pelo mesmo.
A seriação é feita por ordem decrescente da nota de candidatura, com base nos critérios referidos abaixo:
Candidatos com Prova Homologa ou Equivalente:
- A nota da média final (escala de 0 a 20) obtida no ensino secundário contribui 50% para a classificação final;
- Classificação das provas de ingresso ou dos exames finais do ensino estrangeiro homólogos, contribui 50% para a classificação final;
- Classificação final: resulta da média da classificação obtida no Ensino Secundário e na prova de ingresso, apresentada numa escala de 0 a 20;
- Admissão de candidatos: só serão admitidos candidatos cuja classificação final seja igual ou superior a 14 valores (escala de 0 a 20);
- Poderá ser solicitada uma entrevista online.
Nota: No caso dos Candidatos Brasileiros e Chineses, a classificação final para efeitos de candidatura, é igual à nota obtida no ENEM ou no Gaokao/Linkao.
Candidatos sem Prova Homologa ou Equivalente
- Os candidatos sem prova homóloga ou equivalente (dentro da validade), são automaticamente inscritos para o exame de acesso de Matemática a realizar em data a agendar.
- Caso não existam vagas no curso pretendido, na segunda fase, os candidatos poderão alterar a sua escolha de curso, desde que cumpram os requisitos linguísticos e que ainda existam vagas disponíveis.
- Suplentes: Os candidatos não admitidos por inexistência de vagas são designados por suplentes e podem ser chamados por ordem de seriação, no caso de desistência de candidatos admitidos.
Número de vagas
Licenciatura/Curso | Idioma | Vagas 1.ª Fase | Vagas 2.ª Fase* |
---|---|---|---|
Economia | 10 | 6 | |
Economics | 10 | 9 | |
Gestão | 10 | 5 | |
Management | 10 | 8 | |
Finance | 5 | 3 | |
Matemática Aplicada à Economia e à Gestão | 1 | 1 |
Prazos importantes
Prazos de Candidatura e Outras Datas Importantes
1ª FASE
Descritivo | Prazos |
---|---|
Candidatura | 2 de janeiro a 7 de fevereiro de 2025 |
Validação e seriação das candidaturas | até 3 de março de 2025* |
Divulgação dos resultados | até 7 de março de 2025 |
Matrícula e inscrição | de 10 a 21 de março de 2025 |
Eventual colocação de suplentes | de 24 a 28 de março de 2025 |
Divulgação de vagas sobrantes | até 1 de abril de 2025 |
2ª FASE
Descritivo | Prazos |
---|---|
Candidatura | de 3 de abril a 23 de maio de 2025 |
Validação e seriação das candidaturas | até 12 de junho de 2025* |
Divulgação dos resultados | até 20 de junho de 2025 |
Matrícula e inscrição | 23 de junho a 4 de julho de 2025 |
Eventual colocação de suplentes | 7 a 11 de julho de 2025 |
* Os candidatos podem receber resposta antes do términus do prazo fixado.
Apenas as candidaturas completas serão analisadas.
Matrícula e inscrição
- Em caso de admissão, a mesma estará condicionada à apresentação nos Serviços Académicos durante o prazo indicado, dos originais (ou fotocópias autenticadas) dos documentos apresentados, visados pelo serviço consular ou apresentados com a aposição da Apostilha de Haia, pela autoridade competente do Estado de onde é originário o documento;
- A matrícula e inscrição são feitas nos prazos estabelecidos pelo ISEG, sob pena de perderem o direito à vaga;
- A colocação é válida apenas para a matrícula e inscrição no ano letivo para o qual a candidatura se realiza;
- Sempre que um candidato não proceda à matrícula e inscrição no prazo fixado, os Serviços Académicos do ISEG, poderá ser colocado o candidato seguinte da lista ordenada (suplente), até à efetiva ocupação da vaga.
Desistência
Em caso de desistência não há lugar a devolução do pagamento feito. O estudante só fica isento do pagamento das prestações da propina que ainda não tenham vencido.
Propinas e emolumentos 2025/2026
Os candidatos admitidos devem realizar a sua matrícula e inscrição no prazo fixado.
No ato de matrícula e inscrição deve ser efetuado o pagamento obrigatório de 2.253,00€ da taxa anual de frequência (propina), acrescida da taxa de inscrição e do seguro.
Estes são os valores provisórios das propinas para 2024/25, sujeitos a confirmação pelos órgãos estatutários da Universidade de Lisboa.
Descritivo | Montante |
---|---|
Candidatura | 60,00€ |
Inscrição* | 50,00€ |
Propina** | 7.500,00€ |
Seguro | 2,10€ |
* A inscrição é paga no início do ano letivo
** A propina é dividida em 10 prestações
Propinas por Prestações 2025/2026
Designação | Valor a pagar | Prazo de pagamento |
---|---|---|
1ª prestação | 2.253,00€ | no ato da matrícula |
2ª prestação | 583,00€ | até 30/10/2025 |
3ª prestação | 583,00€ | até 30/11/2025 |
4ª prestação | 583,00€ | até 30/12/2025 |
5ª prestação | 583,00€ | até 30/01/2026 |
6ª prestação | 583,00€ | até 28/02/2026 |
7ª prestação | 583,00€ | até 30/03/2026 |
8ª prestação | 583,00€ | até 30/04/2026 |
9ª prestação | 583,00€ | até 30/05/2026 |
10ª prestação | 583,00€ | até 30/06/2026 |
Resultados
As candidaturas ainda não estão abertas. Os resultados serão divulgados após o encerramento do processo seletivo