Search button

Educação em Empreendedorismo

As Escolas da Universidade de Lisboa disponibilizam unidades curriculares partilhadas, em empreendedorismo e inovação, para mobilidade interna de estudantes.

A Universidade de Lisboa incentiva a interdisciplinaridade, favorecendo a mobilidade dos estudantes entre as várias Escolas (Despacho Reitoral nº 17/2022).

A oferta de uma formação em empreendedorismo e inovação é proporcionada e incentivada para todos os estudantes da Universidade de Lisboa. Sempre que os curricula dos ciclos de estudos contemplem a possibilidade de os estudantes frequentarem unidades curriculares optativas em áreas científicas diferentes das fundamentais desse ciclo de estudos, serão disponibilizadas vagas em unidades curriculares de empreendedorismo e inovação para mobilidade interna e inscrição por estudantes de qualquer Escola da Universidade de Lisboa (Despacho Reitoral n.º 161/2022):

Oferta

Os estudantes de qualquer Escola da ULisboa que pretendam frequentar uma unidade curricular em funcionamento noutra Escola, para integração como optativa no ciclo de estudos conferente de grau em que se encontram inscritos, devem requerê-lo junto dos serviços académicos da Escola que frequentam.

Candidatura

A candidatura, inscrição, frequência das aulas, avaliação e compensação financeira decorrem em molde análogo ao utilizado para a mobilidade geral na Universidade de Lisboa. (Despachos Reitorais, reguladas pelo Despacho Reitoral nº 17/2022 e pelo Despacho Reitoral n.º 161/2022).

O financiamento máximo anual para o conjunto das comparticipações referidas está limitado à frequência de 6 ECTS por estudante, e a um limite máximo de 50 estudantes de 1º ciclo, 50 estudantes de 2º ciclo e 5 estudantes de 3º ciclo.

O período de candidaturas e respetiva seriação, sob responsabilidade da Escola de origem, decorre no período habitual de escolha de Unidades Curriculares optativas ou em outras datas que sejam acordadas bilateralmente pelas Escolas, sendo o pedido transmitido à Escola onde se encontra(m) em funcionamento a(s) Unidades Curriculares pretendida(s).

A candidatura a Unidades Curriculares que não se destinem à integração curricular no ciclo de estudos em que o estudante se encontra inscrito poderá também ocorrer, mas ao abrigo do regime de inscrição em Unidades Curriculares isoladas em vigor nas Escolas que oferecem as unidades curriculares pretendidas. 

Inscrição, frequência das aulas e avaliação

A inscrição dos estudantes decorrerá na Escola de origem, preferencialmente após a publicação dos horários das Unidades Curriculares pelas Escolas de destino. O registo definitivo das inscrições é feito até ao final da primeira semana de aulas de cada semestre.

A frequência das aulas, o calendário, o regime de faltas e a avaliação dos estudantes processam-se de acordo com os regulamentos e práticas pedagógicas e de avaliação vigentes na Escola de destino, responsável pela Unidade Curricular.

Mais informações