Auditoria Financeira (2 º Sem 2009/2010)

CFFE (3ª Edição)

ANTÓNIO CARLOS DE OLIVEIRA SAMAGAIO (Responsável)

Últimos Anúncios

Publicação de Notas

Caros alunos e alunas, A revisão de prova decorre na próxima quarta-feira (21 de Julho) pelas 13H30 no gabinete 314 da Miguel Lupi. Com os melhores cumprimentos, António Samagaio

Breve introdução

O objectivo do curso passa por explorar alguns aspectos relacionados com a profissão do auditor e o seu papel na sociedade. A última década tem sido marcada por acontecimentos que trouxeram para a ribalta esta profissão: escândalos financeiros, falência da Arthur Andersen, separação entre consultoria e auditoria, rotação de auditores, Sarbanes-Oxley Act de 2002, etc.. Por outro lado, Auditoria é uma disciplina que cruza com outros áreas da gestão, nomeadamente, a fiscalidade, direito das sociedades, ética, contabilidade, estatística, finanças. Em suma, factos que tem contribuído para um interesse crescente da comunidade académica para a investigação de assuntos relacionados com auditoria. As temáticas abordadas constituem tópicos básicos para um estudante que queira encetar uma carreira de auditor. Mas também para qualquer estudante do 2.º ciclo de Bolonha que esteja interessado na fiscalização das empresas numa perspectiva interna ou externa. Dada a diversidade na formação académica dos participantes, neste curso não serão aprofundados aspectos que envolvam sólidos conhecimentos de contabilidade financeira e de gestão. Antes, será dada ênfase aos objectivos que um auditor pretende atingir com o seu trabalho, ao tipo de decisões que um auditor necessita de tomar no decurso do processo conducente à emissão de uma opinião sobre as demonstrações financeiras das empresas. Para esse efeito, será promovido um fórum de discussão baseado em casos e exercícios que permitirá abordar alguns dos temas expostos nas várias sessões.