Avaliação de Projectos (2 º Sem 2011/2012)

ECO , GES , MAEG

ELSA FONTAINHA (Responsável)

MARIA ROSA VIDIGAL TAVARES DA CRUZ QUARTIN BORGES

Últimos Anúncios

Época Especial

A pauta encontra-se disponível.

Breve introdução

OBJECTIVO da Unidade Curricular (UC) Um projecto de investimento traduz-se numa intenção ou proposta de aplicação de recursos produtivos escassos com vista à produção ou expansão de produção de determinados bens ou serviços em quantidade e qualidade. A proposta para esta produção deve satisfazer certos critérios de natureza económica, financeira e social. Modernamente, estes critérios constituem instrumentos analíticos que permitem a conciliação dos objectivos privados empresariais e sociais. Em qualquer actividade económica, os objectivos privados que pretendem ser alcançados não podem estar separados dos impactos que os mesmos geram na economia e nos agentes que compõem a sociedade. A quantificação dos objectivos privados e dos objectivos sociais é necessária. Dada a limitação do tempo de leccionação, o objectivo central desta UC é ensinar o modo como um projecto económico e financeiro deve ser elaborado com base em critérios de gestão moderna na óptica privada empresarial. Consequentemente, no programa apenas consideramos o que constitui a óptica empresarial privada no processo de elaboração de um projecto. Contudo, é fundamental hoje que se tenha a noção de que o critério privado da viabilidade económica e financeira de um projecto económico e financeiro não constitui condição suficiente para a elegibilidade de uma actividade económica que procura a melhoria do bem-estar económico de uma sociedade. É também relevante que se quantifiquem as externalidades que são geradas pelas actividades económicas. Hoje mais do que nunca, a preservação adequada de um ecossistema equilibrado é crucial para um desenvolvimento sustentado das economias e dos ambientes sociais. O programa de Avaliação de Projectos visa conceder aos estudantes o conhecimento dos instrumentos analíticos de um projecto económico e financeiro.