Economia Internacional (1 º Sem 2013/2014)

EIEE (Economia Internacional e Estudos Europeus)

HORÁCIO CRESPO PEDROSA FAUSTINO (Responsável)

Últimos Anúncios

Publicação de Notas

Caros Alunos. As provas podem ser consultadas no meu gabinete na quinta, depois das 16H, ou sexta-feira, depois das 17H.Os melhores cumprimentos. Horácio Faustino

Breve introdução

Objectivos: Fazer uma síntese da teoria do comércio internacional e do movimento dos factores acentuando os desenvolvimentos recentes, nomeadamente o comércio intra-sectorial, a geografia económica, a fragmentação da produção e o papel das firmas multinacionais. Analisar os efeitos da globalização e fragmentação da produção na repartição do rendimento e nos custos de ajustamento do mercado do trabalho. Iniciar os alunos no trabalho de investigação a partir das bases de dados e dos métodos de análise, nomeadamente econométricos, utilizados pelo docente e outros investigadores. Aims and scope This course analyses the theory of international trade and the international factor movements emphasizing the recent theoretical developments: intra-industry trade, geographic specialization and the fragmentation of production. The course also analyzes the effects of globalization and the fragmentation of production on income inequality and on the labor market adjustment costs. Finally, the course aims to involve the students in the research work.