Economia, Instituições e Desenvolvimento (1 º Sem 2009/2010)

DCI (17ª Edição) , EPP (3ª Edição)

Syllabus Link

Ficheiros
    • Syllabus - PDF (Organizacao pedagogica e avaliacao de conhecimentos.pdf, 59KB)

Materiais Pedagógicos Link

Os materiais pedagógicos que os alunos deverão obter no ínicio do ano lectivo são pois:

• O livro "O Prisioneiro, o Amante e as Sereias: instituições económicas, políticas e democracia" de P. Trigo Pereira, almadina, Coimbra, 2008, que constitui a bibliografia obrigatória da disciplina.
    • O programa da disciplina, e a programação das aulas (disponível online)
    • Um documento com os temas dos trabalhos de grupo e respectiva apresentação (disponível online na secção "Trabalhos")

Trabalho de Grupo Link

Sendo Economia, Instituições e Desenvolvimento uma disciplina obrigatória dos Mestrados de Economia e Políticas Públicas e Desenvolvimento e Cooperação Internacional do ISEG, depreende-se que os alunos deverão ter já uma certa capacidade de fazer investigação de forma autónoma. Deste modo privilegia-se, como forma de aprendizagem, o trabalho (indiviudual ou de grupo de 2 alunos) que versará sobre um dos temas que serão fornecidos aos alunos acompanhados de uma selecção bibliográfica respeitante a cada tema.

O trabalho de grupo terá dois momentos fundamentais de realização. Na quarta semana de aulas serão distribuídos aos alunos os temas dos trabalhos de grupo e estarão disponíveis para consulta textos de apoio base referentes a cada tema. O mais tardar, no final da sexta semana de aulas (6ª aula) os grupos de trabalho deverão estar constituídos assim como deverá ter sido feita a selecção do tema do trabalho de grupo a realizar. Nessa altura cada grupo entregará uma ficha de grupo.

O trabalho final poderá ser objecto de uma discussão oral cujo objectivo é essencialmente o de perceber as principais limitações e dificuldades no processo de elaboração, e clarificar alguns aspectos que não estejam suficientemente tratados ou que suscitem dúvidas. Tão ou mais importante que o resultado final é compreender os obstáculos surgidos no processo de investigação e as opções de natureza metodológica e de direcção de pesquisa que foram realizadas. A discussão (opcional) incidirá só sobre o trabalho para todos os alunos que tenham tido aprovação no TEM. Incidirá também sobre dois capítulos do livro (previamente anunciados) para alunos que por razão devidamente justificada e aceite não tenham podido comparecer ao Teste de Escolha Múltipla ou que tenham tido negativa.

Em resumo, o regime geral de progressão dos trabalhos terá os seguintes passos:

Semanas

Docente: Apresentação dos temas dos trabalhos de grupo

2ª semana -

Trabalho individual ou de grupo: entrega de selecção do tema e ficha de grupo

3ª e 4ª semanas -

Entrega de guião do trabalaho: índice, resumo e bibliografia. (2 folhas A4)

9ª semana -

TEM e conversa sobre ensaios

10ª semana

Entrega dos trabalhos finais*: (15 ou 25 pags, respectivamente para grupos individuais ou de 2 alunos. (excluindo bibliografia e anexos)

16 de Janeiro 2010

Discussão (opcional ou obrigatória*) dos trabalhos

Quarta semana de Janeiro (e antes do Exame Final)

* Será obrigatória para os alunos que, por razões profissionais aceites pelo docente, não tenham podido realizar o TEM ou tenham tido nota negativa.

A dimensão aceitável de cada grupo é de 1 ou 2 elementos.

(Ver mais informações sobre os trabalhos de grupo na secção "Trabalhos")

Programa Detalhado Link

Parte I - A análise económica das instituições

1.       Instituições: o que são e para que servem?

1.1.    Instituições: o que são?

1.2.    As funções das instituições

1.3.    Tipos de Organizações

2.       Um quadro teórico para o estudo das instituições

2.1.    Direitos de Propriedade