Economia, Instituições e Desenvolvimento (1 º Sem 2016/2017)

EGERAIS , EPP (Economia e Políticas Públicas)

Publicar Publicado em 11-02-2017

Publicação de Notas

Para revisão de provas P.F. contactar o docente por e-mail.
A pauta pode ser consultada aqui

Canal: Economia, Instituições e Desenvolvimento -

Publicar Publicado em 30-01-2017

Publicação de Notas

Estão afixadas as notas na página da cadeira. P.f. contactar o docente por e-mail para questões que ainda possam subsistir relativamente aos ensaios.
A pauta pode ser consultada aqui

Canal: Economia, Instituições e Desenvolvimento -

Publicar Publicado em 17-12-2016

Assignment 4

O assignment 4 consiste numa resposta aberta (máximo 2 páginas, sem limitações de estilo ou paginação. Mas não exagerem!) a uma das perguntas abaixo:

a. Porque falham as nações?

b. Segundo Júlio, Alves e Tavares (2013), em que áreas poderiam reformas institucionais em Portugal mais contribuir para incentivar o investimento direto estrangeiro? Explique porque, na sua opinião, essas reformas funcionariam de forma positiva nesse sentido.

c. O que quer dizer Mancur Olson com "sociedades escleróticas"?

O assignment deve ser enviado (de preferência em formato PDF, indicando nome e número de aluno) para o email   luistm@iseg.ulisboa.pt ou através   deste link até às  23:59 de quarta-feira, 28 de dezembro.

Como já referido apenas é obrigatório completar dois dos quatro assignments possíveis, contando os dois melhores no caso de quem entregar mais. Cada assignment só pode porém ser entregue até à deadline correspondente. Isto é, para quem tiver já completado dois assignments, este é opcional (contando a nota apenas para melhorar).

Canal: Economia, Instituições e Desenvolvimento - Autor: LUÍS PEDRO RODRIGUES TELES DE BELO MORAIS - Modificado em 24-12-2016 -

Publicar Publicado em 08-12-2016

Assignment 3

O assignment 3 consiste numa resposta aberta (máximo 2 páginas, sem limitações de estilo ou paginação. Mas não exagerem!) a uma das perguntas abaixo:

a. Seleccione um grupo de pressão. Justifique a) porque se pode classificar como tal, e b) se é um grupo de interesse público, privado ou misto e porquê.

b. O tratamento completamente uniforme de dirigentes, funcionários e serviços (pré-2004), gerou problemas sérios quer de risco moral quer de seleção adversa na administração pública. Explique, no contexto concreto da administração pública, em que consistem estes problemas.

c. "A regulação tanto pode servir o interesse público como o privado". Explique sucintamente porquê e enuncie algumas medidas para evitar que ela sirva interesses privados.

O assignment deve ser enviado (de preferência em formato PDF, indicando nome e número de aluno) para o email  luistm@iseg.ulisboa.pt ou através  deste link até às   23:59 de domingo, 18 de dezembro.

Como já referido apenas é obrigatório completar dois dos quatro assignments possíveis, contando os dois melhores no caso de quem entregar mais. Cada assignment só pode porém ser entregue até à deadline correspondente. Isto é, para quem tiver já completado o assignment 1 e o assignment 2, este e o próximo são opcionais (contando a nota apenas para melhorar).

Aproveito para deixar alguns dados sobre os assignments anteriores, para vossa informação:

Assignment 1 2
N.º entregues 19 14
Média 16,2 15,5
Desv. Padrão 3,5 2,1

Canal: Economia, Instituições e Desenvolvimento - Autor: LUÍS PEDRO RODRIGUES TELES DE BELO MORAIS - Modificado em 14-12-2016 -

Publicar Publicado em 30-11-2016

Informações adicionais sobre ensaios

- Recorde-se que a data para envio de abstracts e lista inicial de referências, 30 de novembro (hoje), é meramente indicativa.

- A data limite para entrega dos ensaios finais será estendida até ao dia 16 de janeiro.

- Deverão fazer a inscrição na época normal no Áquila mesmo não tencionando ir a exame.

-Serão disponibilizados nos próximos dias mais alguns exemplos de temas.

Publicar Publicado em 13-11-2016

Assignment 2

O assignment 2 consiste numa resposta aberta (máximo 2 páginas, sem limitações de estilo ou paginação. Mas não exagerem!) a uma das perguntas abaixo:

a. Enquadre sumariamente o sistema eleitoral português (Assembleia da República) nas 5 dimensões referidas e explique como algumas das principais propostas para a sua reforma o poderiam melhorar.

b. Desenvolva o conceito de democracia deliberativa e explique a sua importância.

c. Como é possível Donald Trump ter sido eleito Presidente dos EUA tendo a candidata Hillary Clinton tido mais votos? Explique tentando enquadrar o sistema eleitoral para as presidenciais americanas (Colégio Eleitoral) nas 5 dimensões dos sistemas eleitorais, explicadas no livro (pp.277-291).

d. Em que medida o teorema do votante mediano ajuda a explicar porque as plataformas/programas políticos dos partidos "do centro" tendem, por vezes, a ser tão parecidos?

O assignment deve ser enviado (de preferência em formato PDF, indicando nome e número de aluno) para o email   luistm@iseg.ulisboa.pt ou através  deste link até às   23:59 de quarta-feira, 23 de novembro.

Como já referido apenas é obrigatório completar dois dos cinco assignments possíveis, contando os dois melhores no caso de quem entregar mais. Cada assignment só pode porém ser entregue até à deadline correspondente.