Fundos de Pensões (1 º Sem 2013/2014)

FI (Finanças)

Objetivos

Os problemas de Pensões tornaram-se complexos. Assim, este curso oferece uma base de conhecimento multidisciplinar na sua abordagem. Com esta UC os estudantes familiarizam-se com e entendem o enquadramento dos sistemas de pensões, bem como o papel das pensões no plano financeiro do ciclo de vida, as suas regras e regulação. Apresentam-se também os diferentes tipos de planos de pensões e os seus riscos. Os principais métodos de cálculo e a resposta a choques demográficos e macroeconómicos são apresentados. Os riscos financeiros dos fundos são analisados. Os standards contabilísticos globais e o seu efeito em dividendos e política de investimento também são discutidos. A UC oferece formação teórica sólida, com artigos para ler e comentar, e uma abordagem prática envolvendo trabalho individual ou de grupo, no qua los estudantes desenvolvem aptidões analíticas e técnicas (desde determinação de liabilities a medição de performance destes fundos).