Gestão da Tecnologia e Inovação (2 º Sem 2008/2009)

EGCTI (13ª Edição) , EGCTI (13ª Edição) , EGCTI (14ª Edição)

Método de Trabalho Link

Introdução Link

A disciplina será leccionada em aulas teórico-práticas. A exposição teórica será, sempre que conveniente, complementada pela análise e discussão de casos e de artigos.

Trabalhos a efectuar

(i) Estudo de casos , com apresentação e discussão na aula. A apresentação será feita por grupos de 5 alunos. (ii) Análise de artigos, com breve resposta individual a um conjunto de questões (a enviar por mail ao professor) e discussão colectiva na aula (iii ) Elaboração de caso sobre a gestão de tecnologia e da inovação numa empresa portuguesa, a seleccionar pelos alunos. O trabalho destina-se à aplicação, num caso concreto, dos conhecimentos ministrados no curso e poderá incidir sobre um ou vários dos temas seguintes: - estratégia geral da empresa e estratégia tecnológica - auditoria de inovação - gestão das competências tecnológicas - inovação organizacional - inovação aberta - novos produtos e inovação comercial - concepção e lançamento de novos produtos/processos - papel da inovação na criação de vantagem competitiva - processos de aquisição de tecnologia - alianças e cooperação de base tecnológica - aprendizagem organizacional e inovação. Sugere-se que os alunos sigam o 'modelo de Harvard' na elaboração dos casos. O docente está disponível para agendar reuniões de acompanhamento do trabalho com cada grupo. Os casos mais interessantes poderão ser objecto de desenvolvimento posterior com o docente da disciplina, de modo a serem utilizados como casos de estudo em cursos futuros.

Os casos poderão ser efectuados em grupo (5 alunos), tendo a dimensão máxima de 20 páginas.