Planeamento e Controlo de Gestão (1 º Sem 2013/2014)

ECO , FIN , GES , MAEG

Corpo Docente

ANTÓNIO CARLOS DE OLIVEIRA SAMAGAIO (Responsável)

Últimos Anúncios

Publicação de Notas

Caros alunos, Venho por este meio informar que a revisão de prova irá decorrer no dia 5 de Fevereiro de 2014 pelas 15 horas no gabinete 314 da Miguel Lupi. Cordiais saudações, António Samagaio

Breve introdução

O objectivo da unidade curricular de Planeamento e Controlo de Gestão é dar aos alunos uma formação sólida nas diversas ferramentas do controlo de gestão, bem como a capacidade de as utilizar, conceber e implementar de acordo com as necessidades específicas das empresas onde o aluno venha a trabalhar como quadro ou consultor. A informação a preparar não vale per si nem as técnicas apresentadas como metodologias standard e rotineiras. Devem ser antes contextualizadas no campo da formulação e implementação da estratégia da organização e como tal, fazem parte de um sistema que evoluiu em face do nível do ciclo de vida da empresa. Este curso não deve ser entendido pelos participantes como uma área que é específica dos contabilistas. Pelo contrário, os gestores e economistas devem ser capazes de saber utilizar informação contabilística na melhoria da competitividade das suas organizações. Assim, é importante que o gestor conheça o significado dos conceitos apresentados ao longo do curso e em que circunstâncias deverão ser utilizados. Consequentemente, baseado numa análise de custo/benefício, o gestor/economista estará capacitado de perceber quais os sistemas de controlo de gestão que serão mais adequados à sua organização.