Sociologia do Trabalho e da Empresa (1 º Sem 2014/2015)
Bem-vinda e bem-vindo a Sociologia do Trabalho e da Empresa (STE). Todos os materiais estão disponíveis no AQUILA. Comece por ver o Programa. Além das linhas programáticas, veja bem a bibliografia e o método de avaliação. Votos de um bom ano académico! Sara Falcão Casaca
Corpo Docente
SARA FALCÃO CASACA (Responsável)
MANUEL ANTÓNIO DA SILVA ABRANTES
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A consulta de notas tem lugar no dia 16/09, às 14 horas na Miguel Lupi. Devem dirigir-se a receção e referirem a reunião com Sara Falcão Casaca / Manuel Abrantes
- 18-03-2015 12:15 - Publicação de Notas
- 13-02-2015 15:36 - Publicação de Notas
- 11-02-2015 19:00 - Publicação de Notas
- 11-02-2015 17:33 - Publicação de Notas
- 26-01-2015 14:00 - Publicação de Notas
Breve introdução
A unidade curricular de Sociologia do Trabalho e da Empresa, pelos seus conteúdos, pelas problemáticas teóricas que aborda e pelos dados empíricos que se propõe trabalhar com os/as estudantes, assume-se como uma disciplina fundamental na formação oferecida pelo ISEG. A componente teórica e a prática estão equilibradas, de modo a melhor ajudar a refletir sobre as actuais dinâmicas no mundo do trabalho, do emprego e da empresa. Uma vez no mercado de trabalho, os/as gestores/as diferenciam-se pela invulgar capacidade de definir estratégias e práticas que permitam a competitividade das empresas. Cada vez mais, o requisito da competitividade não depende de receitas fáceis, de abordagens simplistas, de estratégias meramente tecnocêntricas (orientadas apenas para a inovação tecnológica) ou centradas na obsessão pelo emagrecimento organizacional e pela redução de custos. Depende, antes, de uma perspetiva criativa e abrangente que atente na inteligência, na criatividade, na motivação das pessoas, na ética e responsabilidade social, tendo como pano de fundo o contexto empresarial específico e o meio socioeconómico envolvente. STE tem como objetivo dar a conhecer em profundidade, numa óptica analítica, reflexiva e crítica, as transformações complexas com que hoje se debatem as empresas, numa economia que se afirma cada vez mais como global e no quadro de uma sociedade que se debate com o desafio de ser informacional e socialmente coesa.