Investigação
Áreas de Interesse
A área de especialização, para efeitos de investigação e ensino, centra-se nos Sistemas de Informação para a Gestão. Como temas preferenciais são de referir a análise estratégica dos sistemas de informação e as aplicações de gestão utilizando sistemas periciais ou sistemas de suporte à decisão.
1. Projectos de Investigação / Prestação de Serviços / Consultoria
(em actualização)
2. Seminários e Conferências
- Coordenação, como co-chair, da e-society 2003, conferência desenvolvida no âmbito da International Association for Development of the Information Society (IADIS), Lisboa, 3 a 6 de Junho de 2003.
- Participação como chair de uma sessão no III Encontro Ibero Americano de Finanças e Sistemas de Informação, Setúbal, Portugal, 23 a 26 de Outubro de 2002.
- 2ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, Évora, 21 a 23 de Novembro de 2001 (participação como chair da sessão sobre Comércio Electrónico/ Soluções Organizacionais).
- 1º Encontro Latino de Sistamas de Informação nas Organizações, Évora, 1 e 2 de Junho de 2000.
- 1999 Annual Meeting of the Decision Sciences Institute, New Orleans, 20-23 de Novembro de 1999 (participação como orador).
- 5th International Conference of the Decision Sciences Institute, Atenas, 3-8 de Julho de 1999 (participação como orador).
- 1as Jornadas Pedagógicas do ISEG, 28 e 29 de Outubro de 1998 (participação como membro de uma mesa).
- 1995 Annual Meeting of the Decision Sciences Institute, Boston, 1995 (participação como orador).
- 1994 Annual Meeting of the Decision Sciences Institute, Honolulu, 1994 (participação como orador).
3. Participação em Júris de Provas
Júris de avaliação de teses de doutoramento:
- Maria Paula Coutinho Dias de Morais, TAXSI Taxionomia de sistemas Informáticos, Universidade do Minho, Braga, 17 de Janeiro de 2002.
Júris de equivalência de tese de doutoramento: - Mário Fernando Maciel Caldeira, Understanding the Adoption and Use of Information Systems / Information Technology in Small and Medium-Sized Manufacturing Enterprises: A Study in Portuguese Industry, Cranfield University. Equivalência concedida pela Universidade Técnica de Lisboa a 25 de Janeiro de 2000.
Júris de avaliação de teses de mestrado: - Bernardete Dias Sequeira, Influências e Efeitos dos Sistemas de Informação e Tecnologias de Informação no Desempenho Profissional Serviços Administrativos da Universidade de Évora, Universidade de Évora, 11 de Março de 2002.
- Paulo César Rodrigues Hipólito, "Liberalização e Competitividade Empresarial: O Caso das Telecomunicações", Instituto Superior de Economia e Gestão, Lisboa, 16 de Novembro de 2001.
- António da Encarnação Cintra, Outsourcing: Impacto nas estruturas empresariais, Universidade do Algarve, Faro, 28 de Outubro de 2001.
- Alexandra Cristina Pinheiro Carvalho, Activos Intangíveis: Reconhecimento e Mensuração Um teste empírico, Universidade Aberta, Lisboa, 19 de Julho de 2001.
- Jorge Paulo Marques Sequeira, Conhecimento de um Sistema de Informação: O modelo de Zachman revisitado", Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, Universidade Nova de Lisboa, 16 de Outubro de 2000.
- Graça Maria do Carmo Azevedo, Contabilidade Directiva na Indústria de Linhas de Corte de Chapa, Universidade Aberta, Lisboa, 11 de Setembro de 2000.
- António Rodrigues Neto, Custos de Investigação e Desenvolvimento: Análise do seu Tratamento Contabilístico, Universidade Aberta, Lisboa, 7 de Julho de 2000.
- Joaquim António Aurélio Casaca, Os Sistemas e Tecnologias de Informação como Recurso Estratégico das Organizações (Problemáticas na implementação de um Executive Information System), Instituto Superior de Gestão, Lisboa, 28 de Junho de 1999.
- Ana Isabel Calado da Silva Pinto, Contributo para um Sistema de Informação para a Gestão Social, Instituto Superior de Gestão, Lisboa, 17 de Junho de 1999.
- Manuel Correia, Sistemas e Tecnologias de Informação e de Comunicação em Angola, Instituto Superior de Economia e Gestão, Lisboa, 12 de Abril de 1999 (Presidente).
- Luís Duarte Costa Eiras, Aplicação do TPM (Total Productive Maintenance) em Empresas Portuguesas e Análise da sua Eficácia Económica e Social, Instituto Superior de Economia e Gestão, Lisboa, 15 de Março de 1999.
- Andreia Marisa da Cunha Teixeira Rodrigues Pais, O Impacto das Novas Tecnologias de Informação na Melhoria do Desempenho dos Grupos de Trabalho, Universidade de Coimbra, Coimbra, 29 de Janeiro de 1999.
- Pedro Nuno dos Santos Ferreira Marques, Avaliação de Investimentos em Tecnologias e Sistemas de Informação: Grandes Empresas Têxteis do Vale do Ave, Universidade do Minho, Braga, 28 de Abril de 1998.
- Rui Manuel Vicente Dias, Competências Chave : A Importância da sua Identificação e Aplicação, Instituto Superior de Economia e Gestão, Lisboa, 9 de Março de 1998.
- Joaquim Mesquita da Cunha Viana, Data Warehousing - A Informação ao Serviço da Empresa, Instituto Superior de Economia e Gestão, Lisboa, 19 de Junho de 1997.
- Eduardo Jorge Dias Rodrigues, Data Warehouse: Uma Oportunidade para Repensar a Gestão da Informação, Instituto Superior de Economia e Gestão, Lisboa, 22 de Maio de 1997.
- Luís Manuel Ribeiro Vieira, Sistema de Apoio à Decisão Aplicável à Determinação do Estádio Actual de um Sistema de Informação de Acordo com as Teses de Richard Nolan, Instituto Superior de Economia e Gestão, Lisboa, 9 de Abril de 1997.
4. Supervisão de Teses
Teses orientadas que já obtiveram aprovação: - Aristides Manuel de Alpoim de Sousa Mendes, mestre, com a classificação de Bom, pela Universidade Católica Portuguesa, a 30 de Setembro de 2002, pela defesa da dissertação A Qualidade dos Dados nos Sistemas de Informação.
- Carlos Teotónio Nascimento Miranda, mestre, com a classificação de Bom, pela Universidade Católica Portuguesa, a 30 de Abril de 2002, pela defesa da dissertação e-Mix O Marketing Mix para o e-Business.
- Carlos Alberto Palma Pinto, mestre, com a classificação de Bom com Distinção, pela Universidade Católica Portuguesa, a 27 de Março de 2000, pela defesa da dissertação Sistema Informático de Gestão Integrada de Terminais Intermodais.
- Nelson Alexandre Parein Gomes, mestre, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, a 10 de Dezembro de 1999, pela defesa da dissertação, Os Sistemas de Informação e as Soluções de Negócio Integradas.
- Paulo Jorge Matos dos Santos, mestre, com a classificação máxima disponível (Muito Bom) pela Universidade Católica Portuguesa, 27 de Janeiro de 1999, pela defesa da dissertação Sistemas de Gestão de Ideias e Oportunidades: Desenvolvimento de protótipo.