Projectos de investigação
Projetos de investigação
No âmbito do Departamento de Economia e da UECE (Unidade de Estudos sobre a Complexidade e Economia) - ISEG:
- Área de Investigação (UECE) "Sistemas Económicos Complexos". Subprojecto: " Medição e modelização da atividade da sociedade".
-
Fase 3 - Objetivos:
1. Contribuir para a definição de um contexto explicativo adequado à realidade de países e apoiar o processo de decisão política.
2. Explorar e implementar formas matriciais de medição e modelização da atividade da sociedade. Como complemento à Matriz de Contabilidade Social, Matrizes Sócio Demográficas e de Entradas e Saídas (vulgarmente conhecidas por Inpu-Output) serão trabalhadas de forma sistematizada e articulada.
(desde 2016)
-
Fase 2 - Objetivo: Prosseguir com o estudo da abordagem baseada na Matriz de Contabilidade Social e sua utilização na definição de um contexto explicativo adequado à realidade de países e no apoio ao processo de decisão política. (2012-2015)
-
Fase 1 - Objetivo: Utilizar versões numéricas e algébricas de Matrizes de Contabilidade Social, construídas para Portugal, para a definição de um contexto explicativo adequado para problemas como a pobreza, a marginalização crescente de partes da sociedade e a utilização inadequada de recursos não renováveis e todas as consequências daí resultantes. (2008 -2011)
(Programa de Financiamento Plurianual/Estratégico - FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia))
- Subprojecto: "Abordagens multi-sectoriais ao crescimento e à complexidade". Componente: A utilização da Matriz de Contabilidade Social como instrumento de trabalho para o estudo da economia Portuguesa, a partir de 1995. Objectivo: Mostrar a Matriz de Contabilidade Social enquanto instrumento de trabalho para a quantificação dos fluxos do circuito económico e para a simulação de efeitos resultantes de alterações em tais fluxos. (2003-2007, Programa de Financiamento Plurianual - FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia))
No âmbito do Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico (CEEApla) da Universidade dos Açores e Madeira, projecto: " Modelo CGE para a análise de políticas económicas, sociais e ambientais".
Objectivo: Aprofundamento do desenvolvimento de metodologias de análise de políticas económicas, sociais e ambientais, dotando as autoridades e os meios científicos de um instrumento importante de avaliação quantitativa das consequências de políticas diversas.
Participação ao nível da construção de Matrizes de Contabilidade Social para Portugal e Açores em 2005 - bases de dados do modelo. (2008-2011, Post-doc R&D Project - DRCT/FRCT)
No âmbito da dissertação de Doutoramento: " A Matriz de Contabilidade Social enquanto instrumento de trabalho para a definição de Política Económica. Aplicação a Portugal, no período 1986-90, com ênfase para o sector agroindustrial" (1993-1999, ISEG) e "A importância da Matriz de Contabilidade Social. Sua aplicação a Portugal no período 1990-95" (1999-2002, ISEG)