Search button

O ISEG tem sido uma instituição líder no estudo das desigualdades de género nas esferas laboral e económica – desde as análises sobre as disparidades salariais entre homens e mulheres até aos estudos sobre as assimetrias no poder económico e na tomada de decisão do universo empresarial.

A criação do Observatório Género, Trabalho e Poder visa promover a investigação e a disponibilização regular de informação sobre estes temas.

Criada no âmbito do Policy Lab do ISEG Research, esta infraestrutura procura colocar o conhecimento científico ao serviço da mudança social no sentido da promoção da participação plena e igualitária de mulheres e homens na vida pública e privada, da realização integral da cidadania, do aprofundamento da justiça social e do desenvolvimento sustentável da sociedade portuguesa.

Com esse objetivo, o Observatório Género, Trabalho e Poder:

• Oferece um Repositório de Informação, cobrindo trabalhos académicos, publicações científicas, projetos, recursos (normas, diretrizes legais e referenciais) e notícias sobre os temas abordados pelo Observatório;

• Fornece informação regular e atualizada sobre a situação de mulheres e homens no trabalho remunerado e não remunerado, desigualdades salariais (gender pay gap) e assimetrias no poder económico e na tomada de decisão da esfera empresarial;

• Ao envolver vários atores-chave no seu grupo de stakeholders – como sejam associações científicas, associações de mulheres, confederações empresariais, confederações sindicais, entidades de supervisão e regulação, Governo e organismos governamentais -, facilita a tradução das evidências em práticas concretas nas questões relacionadas com a redução das desigualdades de género nas esferas laboral e económica, assim como a qualificação e a avaliação de políticas públicas.

Estas atividades são apoiadas por uma equipa de investigadoras/es líderes da unidade ISEG Research / Policy Lab, liderada por Sara Falcão Casaca, Maria João Guedes, Ricardo Rodrigues e Susana Ramalho Marques. Refletindo a natureza inclusiva dos seus objetivos e missão, o Observatório promoverá a participação de jovens investigadores/as (estudantes de doutoramento e mestrado) nas suas atividades.


• • • • • •

Depois dos primeiros Barómetros no dia 14 novembro de 2024, o Observatório disponibilizará anualmente as seguintes publicações:

Dia Internacional das Mulheres
Barómetro do Equilíbrio de Mulheres e Homens nos Órgãos de Gestão (WoBómetro);

Publicação Decreto-lei 392/79, de 20 de setembro, que farante às mulheres a igualdade com os homens em oportunidades e tratamento no trabalho e no emprego.
Barómetro da Participação Laboral de Mulheres e Homens;

Dia Internacional dos Cuidados
Barómetro da Participação de Mulheres e Homens no Trabalho de Cuidado.

Sara Falcão Casaca
Diretora – Professora Catedrática
Maria João Guedes
Professora Associada com Agregação
Ricardo Alcobia Rodrigues
Professor Auxiliar
O Observatório é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projeto UIDP/04521/2020. CSG