Em 2025, passamos a ser ISEG Research.
O ISEG Research in Economics and Management é a nova unidade de I&D do ISEG, Universidade de Lisboa.
Nascido da fusão do CSG – Research in Social Sciences and Management e REM – Research in Economics and Management, esta nova unidade reforça as capacidades colectivas de investigação do ISEG.
Grupos de Investigação
Ciência dos Dados, Tecnologias e Inovação
O grupo de investigação é composto por especialistas em Sistemas de Informação, Gestão de Operações e Gestão da Inovação. A rápida evolução das tecnologias digitais como o big data, a análise de dados, a realidade virtual e aumentada, o metaverso, a internet das coisas, as tecnologias móveis e o blockchain colocam desafios significativos às organizações e à sociedade em geral.
Investigador principal – Nuno Crespo
Estudos de Desenvolvimento e Transições Sustentáveis
O grupo de Estudos de Desenvolvimento e Transições Sustentáveis está empenhado em repensar o desenvolvimento nos tempos atuais de incerteza e insegurança, com mudanças profundas nas relações globais, desigualdades e formas de exclusão. É um coletivo de investigadores capacitados para contribuir para a mudança estrutural e transformadora, tendo em conta os desafios globais, climáticos, económicos, políticos e institucionais.
Investigador principal – Alexandre Abreu
Econometria e Estatística
O grupo mantém um compromisso duplo com o avanço da Estatística e da Teoria Econométrica, ao mesmo tempo que aplica esses avanços para enfrentar desafios sociais prementes, incluindo: Investimento e Gestão de Risco; Mercados Financeiros; Política Macroeconómica; Planeamento Urbano; Aplicações Econométricas em Políticas Públicas e Educação; Economia do Ambiente e da Saúde; Alterações Demográficas e Implicações Económicas.
Investigador principal – Adriana Cornea-Madeira
Sociologia Económica, Organizações e Trabalho
A investigação integra diversos domínios, como a sociologia do trabalho e das organizações, a gestão de recursos humanos, o comportamento organizacional, o empreendedorismo e a gestão do conhecimento, a economia do trabalho e da saúde, os estudos de género e a política de bem-estar, realizando estudos inovadores resultantes da colaboração e da co-criação com empresas, parceiros sociais, organizações não governamentais, agências governamentais e utilizadores finais.
Investigador principal – Ricardo Alcobia Rodrigues
Finanças e Contabilidade
O grupo realiza estudos aplicados focados nas políticas em finanças e contabilidade, abordando o atual panorama económico e legislativo. Isto inclui questões como ESG, alterações climáticas, gestão de riscos financeiros, finanças digitais, práticas contabilísticas, globalização dos mercados de capitais, tensões geopolíticas e muito mais. Além disso, são abordados métodos econométricos aplicados, finanças quantitativas, ligações dinâmicas entre mercados, práticas contabilísticas avançadas, aprendizagem automática e aplicações de IA.
Investigador principal – Mariya Gubareva
História e Futuros da Economia
O grupo centra-se na análise económica e financeira a longo prazo, apoiada por dados quantitativos de arquivos sobre estados e mercados. A história capta melhor a dinâmica dos contextos institucionais e culturais e a diversidade de respostas inovadoras que surgiram nas sociedades, empresas e economias, ao mesmo tempo que orienta as decisões políticas e económicas a longo prazo.
Investigador principal – António Castro Henriques
Macroeconomia
O grupo dedica-se à investigação aplicada e orientada para as políticas, e continuará a trabalhar em questões sobre as economias portuguesa e europeia, mas também a aprofundar questões económicas globais como as alterações climáticas, a corrupção, a liberdade económica, os desequilíbrios externos, o risco do mercado financeiro, a política orçamental, entre outras. Adicionalmente, uma equipa mais pequena especializa-se em teoria, métodos e macroeconomia quantitativa, focando-se em revistas generalistas de alta qualidade, com tópicos que incluem macro-epidemiologia contrafactual, estimação e identificação em modelos DSGE, e dinâmica de distribuição de rendimentos.
Investigador principal – João Jalles
Métodos e Modelos Matemáticos
Em Investigação Operacional, o grupo abordará problemas de encaminhamento de veículos aéreos para inspecções de linhas eléctricas, horários de professores, otimização de sistemas de saúde, logística portuária na gestão da cadeia de abastecimento, gestão de bancos alimentares, conceção de redes sustentáveis e gestão de armazéns no comércio eletrónico.
Em Ciências Actuariais, o grupo alargará os seus estudos de modo a incluir modelos realistas de gestão e partilha dinâmica de riscos e problemas relacionados com os riscos de longevidade nos fundos de pensões e nos cuidados de saúde.
Em Matemática Financeira, o grupo centrar-se-á na transição para a energia verde e nos derivados financeiros conexos. O grupo estudará o preço dos certificados de energia renovável, centrando-se em modelos estruturais baseados nos factores subjacentes, e tenciona estudar vários modelos para a utilização sustentável de recursos naturais renováveis, como as pescas e as florestas.
Investigador principal – Cristina Requejo
Microeconomia
Estudamos o impacto do comércio internacional nos mercados de trabalho, analisando a forma como este influencia a disseminação de ideias e competências, moldando a desigualdade. Exploramos o comércio just-in-time, investigando o seu papel na gestão de inventários, redes e cadeias de abastecimento, e como estas moldam a dinâmica económica global. Aproveitando os novos microdados disponíveis na administração pública portuguesa, como os registos das transacções e do imposto sobre o rendimento das pessoas singulares, examinamos a interação entre empresas, ativos intangíveis e mercados de clientes para analisar a dinâmica e a produtividade das empresas. Na economia urbana, continuamos a investigar os custos mais alargados da crise de acessibilidade da habitação em Portugal, para fornecer estratégias de política urbana mais eficazes.
Investigador principal – João Pereira dos Santos
Estratégia e Marketing
O grupo explora tópicos relevantes relacionados com a estratégia e o marketing das organizações, considerando os níveis individual (consumidores, empresários), social (relações, interações) e macro (empresas, indústrias, governos). O resultado das nossas contribuições futuras visam apoiar os atores nacionais e internacionais na tomada de decisões (por exemplo, gestores, decisores públicos, consumidores) em diversos domínios, aproveitando as ideias de áreas de investigação emergentes, incluindo: Tecnologia e marketing; Marketing com propósito e comportamento do consumidor; Ecossistemas digitais, ecossistemas de negócios e redes de negócios; Empreendedorismo e modelos de negócios; Estratégia internacional.
Investigador principal – Márcia Herter
Outputs:
Últimas publicaçõesISEG is Portugal's leader in scientific production, hosts two scientific journals, and publishes two monthly indexes.