Economia da Educação e Formação (2 º Sem 2008/2009)

APS (1ª Edição) , APS (2ª Edição) , EPP (1ª Edição) , EPP (2ª Edição) , SEO (15ª Edição) , SEO (16ª Edição)

Resultados Esperados da Aprendizagem Link

    Resultados Esperados Link

    A Unidade visa desenvolver qualificações e competências nos seguintes domínios:

    - Qualificações de base: literacia técnica e científica ao nível dos conceitos, teorias, metodologias de análise e avaliação dos processos de aprendizagem nas vertentes educação e formação. Constituem uma componente da formação de 2º Ciclo complementar à formação base em Economia, Gestão, Sociologia, Psicologia, Administração Pública, Direito, entre outros domínios das Ciências Sociais e Humanas.

    - Formação especializada: nos domínios de desenvolvimento e aprofundamento de qualificações teóricas e metodológicas, bem como no campo das novas metodologias de investigação empírica, designadamente no que respeita à informação longitudinal sobre ciclos de vida e trajectórias de actividade. Trata-se de competências indispensáveis para desenvolver investigação em domínios diversos, de entre os quais se destacam os da eficácia, eficiência, equidade e sustentabilidade dos processos de aprendizagem ou os relativos às potencialidades da educação e formação como políticas de promoção da inclusão e da cidadania.

    - Competências em avaliação de políticas públicas: formação de base em metodologias de avaliação técnica, institucional e de financiamento de políticas de educação e formação, designadamente no que respeita aos critérios de consistência interna e externa, coerência interinstitucional, consistência inter-temporal obectivos-meios, análise dos impactos directos e indirectos e detecção dos efeitos líquidos. Constituem estas competências fundamentais para o exercício de actividades de suporte à concepção, consultoria e avaliação de programas e políticas públicos;

    - Competências relacionais: desenvolvimento da capacidade de familiarização com os interlocutores e instituições de educação, formação e aprendizagem, com as organizações e individualidades suas promotoras, com os seus beneficiários directos e indirectos, tanto quanto possível no contexto das suas próprias actividades profissionais e contextos de trabalho.